Brazil Energy Frontiers
Bloco I: Da Prancheta para a Realidade - Transmissão e Distribuição
Debatedores
Ricardo Botelho

Ricardo Botelho

Sr. Botelho formou-se em Engenharia Eletrônica pela PUC-Rio, possui especialização em microeletrônica na Arizona State University. Concluiu o programa “Harvard Business School President´s Program on Leadership” (Massachusetts - USA). Anteriormente, foi engenheiro eletrônico na CFLCL, na GTE Laboratories, GTE Communication Products e Micron Technology (Arizona - USA). Também foi Diretor Técnico da Multitel Microeletrônica, Diretor Presidente da Nova America e Vice Presidente de Operações da Energisa entre 2000 e 2013. Desde 2007 atua como Presidente do Grupo Energisa e Vice Presidente do Conselho de Administração do mesmo grupo e de diversas subsidiárias.
Bloco II - Da Prancheta para a Realidade - Geração e Comercialização
Debatedores
Rui Guilherme Altieri Silva

Rui Guilherme Altieri Silva

Com formação em engenharia elétrica e experiência de mais de 35 anos no setor elétrico, Rui Altieri é presidente do Conselho de Administração da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE. Antes de assumir o cargo na instituição, atuou na Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel como superintendente de Regulação Econômica e Estudos do Mercado e superintendente de Regulação dos Serviços de Geração. Altieri também desempenhou diversos cargos de gestão por mais de 20 anos na Celpa, estando a frente da regional de Tucuruí e do departamento de Operação do Sistema Elétrico.
Bloco III - Uma Visão para o Futuro
Debatedores
Secundino Soares

Secundino Soares

Graduação em Engenharia Mecânica pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica em 1972, e Mestrado e Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas em 1974 e 1978, respectivamente. Realizou estágio sanduíche de um ano no Laboratoire d’Analyse et d’Architecture de Systèmes em Toulouse, França, em 1977, e foi professor visitante por um ano na McGill University em Montreal, Canada, em 1989. Publicou mais de 200 artigos científicos em anais de congressos, 8 capítulos de livros, e 45 artigos completos em periódicos especializados, dos quais 19 no Transactions on Power Systems do IEEE. Orientou 25 teses de doutorado e 32 de mestrado. Coordenou diversos projetos de pesquisa financiados por agências de fomento como CNPq e FAPESP. Coordenou dezenas de projetos de pesquisa e desenvolvimento da ANEEL com financiamento de empresas do setor elétrico brasileiro. Atualmente é professor titular da Universidade Estadual de Campinas, aposentado, porém atuando como professor colaborador. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq desde 1985, estando atualmente na categoria de Pesquisador Senior. Tem experiência na área de engenharia elétrica com ênfase em sistemas elétricos de potência, atuando principalmente nos temas de sistemas hidrotérmicos de potência, planejamento da operação, programação da operação, otimização, simulação, previsão, e mercados de energia elétrica.

patrocínio
Ouro
Prata
Bronze