Brazil Energy Frontiers
Bloco I: Da Prancheta para a Realidade - Transmissão e Distribuição
Debatedores
Andre Dorf

Andre Dorf

Presidente do Grupo CPFL Energia desde julho de 2016. Foi Diretor Presidente da CPFL Renováveis de 2013 a 2016. Atuou como Presidente da Suzano Energia Renovável entre 2010 e 2013 e como Diretor Executivo na Suzano Papel e Celulose, responsável por: Estratégia, Novos Negócios e Relações com Investidores (2008 a 2010), Unidade de Negócio Papel (2005 a 2008) e Desenvolvimento e Novos Negócios (2003 a 2005). Anteriormente, atuou em bancos de investimento, como Chase Manhattan Bank e JP Morgan em SP e NY (1999 a 2002) e Banco Patrimônio/Salomon Brothers (1996 a 1999). É graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas em São Paulo (FGV).
Reynaldo Passanezi Filho

Reynaldo Passanezi Filho

Doutor e Bacharel em Economia pela Universidade de São Paulo e Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Conta com mais de 15 anos de experiência em Finanças Corporativas, com destacadas contribuições nos setores público e privado. Desde 2013 é presidente da ISA CTEEP, uma das principais empresas de transmissão do Brasil, na qual também ocupou a posição de Diretor Financeiro e de Relações com Investidores.
Ricardo Botelho

Ricardo Botelho

Sr. Botelho formou-se em Engenharia Eletrônica pela PUC-Rio, possui especialização em microeletrônica na Arizona State University. Concluiu o programa “Harvard Business School President´s Program on Leadership” (Massachusetts - USA). Anteriormente, foi engenheiro eletrônico na CFLCL, na GTE Laboratories, GTE Communication Products e Micron Technology (Arizona - USA). Também foi Diretor Técnico da Multitel Microeletrônica, Diretor Presidente da Nova America e Vice Presidente de Operações da Energisa entre 2000 e 2013. Desde 2007 atua como Presidente do Grupo Energisa e Vice Presidente do Conselho de Administração do mesmo grupo e de diversas subsidiárias.
Bloco II - Da Prancheta para a Realidade - Geração e Comercialização
Debatedores
Andrew Storfer

Andrew Storfer

É acionista e CEO da América Energia S.A., grupo que atua em geração, comercialização e serviços de energia, sendo responsável pelos estudos econômicos e estratégicos do grupo, bem como pelas análises de cenários energéticos, riscos e de investimentos em geração. Engenheiro Civil pela Escola Politécnica da USP, Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie, possui pós-graduação em Economia Brasileira pela FEA/USP, especialização em Economia Aplicada à Administração Empresarial pela FGV/SP, pós-graduação em Sistemas pela EPUSP e MBA pela Brazilian Business School / University of Richmond.
Eduardo Sattamini

Eduardo Sattamini

Economista formado pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro onde também cursou o Mestrado em Administração de Empresas com especialização em Finanças. Obteve o Grau de Mestre em Gestão (Master in Management) pela University of London onde cursou o Sloan Fellowship Master Programme da London Business School. Atuou como Diretor Financeiro da Energia Sustentável do Brasil S.A., Diretor Superintendente da Metalnave S.A. e Diretor Financeiro das Indústrias Verolme-Ishibras S.A. - IVI. Em janeiro de 2010 tomou posse como Diretor Financeiro e de Relações com Investidores da ENGIE Brasil Energia. Em junho de 2016 foi nomeado Diretor Presidente da Companhia.
Miguel Nuno Simões Nunes Ferreira Setas

Miguel Nuno Simões Nunes Ferreira Setas

No Brasil desde 2008, Miguel Setas assumiu, em Janeiro de 2014, a Presidência da EDP Energias do Brasil. Entre 2010 e 2013, foi o Vice-Presidente responsável pelo negócio da Distribuição (CEO das empresas EDP Bandeirante e EDP Escelsa) e anteriormente, durante 2 anos, o Vice-Presidente responsável pelos Novos Negócios, Comercialização e Renováveis. Entrou para o Grupo EDP em 2006, como Chefe de Gabinete do Presidente do Conselho de Administração Executivo. Em 2007, foi Administrador da EDP Comercial. Foi ainda membro da Administração da EDP Inovação, da Portgás e da Fundação EDP. Formou-se em Engenharia Física no Instituto Superior Técnico, em Lisboa, onde também fez o Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores. Em 1996, fez o MBA na Universidade Nova de Lisboa. Entrou para o setor da Energia em 1998, como Diretor Corporativo da GDP - Gás de Portugal. Desde então manteve-se ligado ao sector energético, tendo sido Administrador da Setgás, entre 1999 e 2001, e Administrador Executivo da Lisboagás, entre 2000 e 2001. Até 2004, foi Diretor de Marketing Estratégico do Grupo Galp Energia. Entre 2004 e 2006 foi Administrador da CP - Comboios de Portugal. Neste período presidiu à Comissão Executiva da CP Lisboa. Começou a sua vida profissional em 1995, como Consultor na McKinsey & Company, onde desenvolveu atividade em setores tão diversos como Energia, Banca, Seguros, Distribuição e Indústria. Foi eleito em 21 de Abril de 2015 para exercer funções como membro do Conselho de Administração Executivo da EDP.
Rui Guilherme Altieri Silva

Rui Guilherme Altieri Silva

Com formação em engenharia elétrica e experiência de mais de 35 anos no setor elétrico, Rui Altieri é presidente do Conselho de Administração da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE. Antes de assumir o cargo na instituição, atuou na Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel como superintendente de Regulação Econômica e Estudos do Mercado e superintendente de Regulação dos Serviços de Geração. Altieri também desempenhou diversos cargos de gestão por mais de 20 anos na Celpa, estando a frente da regional de Tucuruí e do departamento de Operação do Sistema Elétrico.
Bloco III - Uma Visão para o Futuro
Keynote Speaker Internacional
Alfredo Garcia

Alfredo Garcia

Alfredo Garcia is Professor with the Department of Industrial and Systems Engineering at the University of Florida. He received an undergraduate degree in Electrical Engineering from the Universidad de los Andes, Colombia, in 1991, the Diplome d'Etudes Approfondies D.E.A. in Control Systems from the Université Paul Sabatier, Toulouse, France, in 1992, and the Ph.D. degree in Operations Research from the University of Michigan, Ann Arbor, in 1997. During 1998-2000 he served as Commissioner in the Colombian Energy Regulatory Commission. From 2001-2015 he was a member of the faculty at the University of Virginia. His research interests include game theory and dynamic optimization with applications in power and communication networks. He currently manages the program in "Control of Networked Multi-agent Systems" for ARO.

Debatedores
Edson Silva

Edson Silva

Engenheiro Eletricista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica também pela UFSC. Iniciou sua carreira profissional na Eletrosul, em 1982, no Departamento de Operação do Sistema. Posteriormente, em 1985, se transferiu para o Departamento de Planejamento do Sistema. Em 1994 ingressou no Departamento de Engenharia Elétrica da UFSC, desenvolvendo atividades de ensino e pesquisa, onde atuou como professor dos cursos de graduação e pós-graduação, tendo prestado consultorias a diversas empresas e instituições do Setor Elétrico Brasileiro, com destaque para os trabalhos desenvolvidos no âmbito do Projeto RE-SEB, no Consórcio liderado pela Coopers & Lybrand, e também para ONS e ANEEL. Em 2000 foi admitido pela Tractebel Energia no Departamento de Planejamento e Controle, tornando-se gerente do Departamento de Assuntos Regulatórios e de Mercado (ARM) em 2002, onde permaneceu até novembro de 2011, para então se tornar Diretor de Planejamento e Controle. Foi Diretor de Regulação da APINE (Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Energia Elétrica), tendo participado ativamente do processo de discussão e implementação do atual modelo do Setor Elétrico Brasileiro. Atualmente é o Diretor de Estratégia e Regulação da Engie Brasil Energia, sendo responsável pela condução dos assuntos regulatórios, gestão de portfolio, estratégia, inovação e digitalização.
Luiz Augusto Barroso

Luiz Augusto Barroso

Luiz Augusto Nóbrega Barroso assumiu a Presidência da EPE em julho de 2016. É graduado em Matemática e possui Mestrado e Doutorado em Pesquisa Operacional (Otimização). Desde 2013 é também Pesquisador Associado ao Instituto de Investigación Tecnológica (IIT) da Universidad Pontificia Comillas (Madrid, Espanha). Foi diretor técnico da Consultoria PSR, onde trabalhou por 18 anos, coordenando estudos em mais de 30 países nas Américas, Europa e Ásia. Desde 2010 ministra aulas na Summer School of Regulation of Energy Utilities da Florence School of Regulation (FSR), em Florença, Itália. É também Senior Member na IEEE Power and Energy Society (PES).
Luiz Eduardo Barata Ferreira

Luiz Eduardo Barata Ferreira

Bacharel em Engenharia Elétrica com pós-graduação em sistemas de potência e Master in Business Administration, iniciou sua carreira em FURNAS Centrais Elétricas. Atuou na ITAIPU Binacional, onde chegou ao posto de Superintendente de Engenharia. Na Eletrobras, foi Gerente do Departamento de Sistemas de Controle e Telecomunicações. Trabalhou no Operador Nacional do Sistema Elétrico - ONS como Assistente da Diretoria de Planejamento e Programação da Operação e, posteriormente, como Diretor de Operação. Integrou o Conselho de Administração do Mercado Atacadista de Energia - MAE e posteriormente presidiu o Conselho de Administração da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica. Antes de assumir a Direção Geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico, que exerce atualmente, exerceu a função do Secretário-Executivo do Ministério de Minas e Energia.
Secundino Soares

Secundino Soares

Graduação em Engenharia Mecânica pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica em 1972, e Mestrado e Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas em 1974 e 1978, respectivamente. Realizou estágio sanduíche de um ano no Laboratoire d’Analyse et d’Architecture de Systèmes em Toulouse, França, em 1977, e foi professor visitante por um ano na McGill University em Montreal, Canada, em 1989. Publicou mais de 200 artigos científicos em anais de congressos, 8 capítulos de livros, e 45 artigos completos em periódicos especializados, dos quais 19 no Transactions on Power Systems do IEEE. Orientou 25 teses de doutorado e 32 de mestrado. Coordenou diversos projetos de pesquisa financiados por agências de fomento como CNPq e FAPESP. Coordenou dezenas de projetos de pesquisa e desenvolvimento da ANEEL com financiamento de empresas do setor elétrico brasileiro. Atualmente é professor titular da Universidade Estadual de Campinas, aposentado, porém atuando como professor colaborador. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq desde 1985, estando atualmente na categoria de Pesquisador Senior. Tem experiência na área de engenharia elétrica com ênfase em sistemas elétricos de potência, atuando principalmente nos temas de sistemas hidrotérmicos de potência, planejamento da operação, programação da operação, otimização, simulação, previsão, e mercados de energia elétrica.

patrocínio
Ouro
Bronze